O que é estresse?

O stress é uma expressão física do nosso mecanismo de sobrevivência “luta ou fuga”. A situação de risco irá desencadear uma resposta de estresse, o que nos prepara para enfrentar ou fugir de um possível perigo. Isso é fundamental para o perigo imediato, mas, infelizmente, a resposta ao estresse também é desencadeada por situações de tensão, onde a ação física não é uma opção, como situações com o trânsito pesado, problemas no trabalho ou financeiros.

Tipos de stress

  • Agudo – O estresse agudo nos prepara para lutar ou fugir. O estresse agudo é uma resposta à curto prazo pelo sistema nervoso simpático. Durante uma resposta de estresse agudo, a medula adrenal (parte das glândulas supra-renais, duas pequenas glândulas localizadas no topo de cada rim) começa a liberar hormônios catecolaminas (incluindo adrenalina e noradrenalina). Ao todo, mais de dezessete diferentes hormônios são liberados durante uma resposta de estresse agudo.
  • Crônico – O estresse crônico é de longo prazo e é a principal causa de problemas de saúde relacionados com o estresse.

Estresse provoca alterações químicas no corpo e se não forem controladas, pode ter efeitos negativos sobre a saúde mental e física. Os níveis elevados de estresse podem contribuir para problemas de saúde tão diversos como a depressão, a insônia, problemas cardiovasculares, desordens da pele e dores de cabeça.

Respostas físicas

  • níveis de açúcar no sangue se elevam
  • glóbulos vermelhos adicionais são liberados (para transportar oxigênio extra)
  • constrição dos vasos sanguíneos periféricos
  • pulso acelera
  • a pressão sanguínea sobe
  • paragens de digestão

O estresse crônico ocorre quando as respostas de estresse agudo permanecem  para manter o corpo em alerta continuamente, afetando negativamente a saúde. A resposta ao estresse contínuo faz com que o hipotálamo e da hipófise (porções do cérebro) para liberar uma substância química conhecida como ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). ACTH, conhecido como o “hormônio do estresse” estimula a glândula adrenal a produzir e liberar cortisol.

O cortisol é um dos hormônios associados ao acordar e dormir. Os níveis de cortisol naturalmente flutuarão durante o dia. Os níveis de cortisol são maiores na parte da manhã e mais baixos durante a noite. Níveis mais altos de cortisol na parte da manhã nos ajudar a acordar. Quando o estresse crônico estimula a produção de cortisol, o ciclo diário dos níveis de cortisol é interrompido. Altos níveis de cortisol podem ocorrer durante a noite podendo resultar em insônia.

Desequilíbrios de cortisol e outros hormônios relacionados ao estresse enfraquecem a saúde ao longo do tempo e os efeitos podem não são observados de imediato.

O cortisol promove a síntese de glicose a partir de proteínas, a fim de tornar mais glicose disponível como combustível em resposta a situações de estresse. Isso reduz a massa muscular magra e aumenta os níveis de açúcar no sangue. O cortisol também aumenta a deposição de gordura abdominal e aumenta o desejo por comida, especialmente carboidratos (açúcares). Isso ajuda a configurar o ciclo vicioso de estresse e comer em excesso (especialmente alimentos não saudáveis), que desencadeia mais estresse e mais comer em excesso, etc

Praticar técnicas de gerenciamento de estresse pode ajudar a minimizar seus efeitos sobre a saúde.

Fonte: http://commit2bfit.me/what-we-do/stress-less/what-is-stress-what-can-i-do-about-it/

www.viverpresente.com.br

 

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