Reserve um momento no seu dia…

A meditação mindfulness (atenção plena) é a prática de focar sua atenção intencionalmente no momento presente no que estiver fazendo enquanto se está fazendo, apreciando cada momento e tendo uma perspectiva mais ampliada da vida.

Vários estudos científicos  mostram que sua prática pode melhorar os sintomas físicos e psicológicos e criar mudanças positivas nas atitudes e comportamentos de saúde.

Aqui estão dois exercícios de mindfulness que você pode experimentar sozinho.

1- Meditação mindfulness básica

Sente-se em uma cadeira de espaldar reto ou de pernas cruzadas no chão mantendo a coluna ereta. Também pode ser realizada deitado caso não seja possível estar sentado.

Concentre-se em um aspecto da sua respiração, como a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas, ou a barriga subindo e descendo conforme você inspira e expira.Permaneça observando este processo sem mudar nada.

Se sua mente começar a divagar, retorne seu foco para sua respiração.

Acolha e considere cada pensamento ou sensação sem julgá-lo como bom ou ruim, notando cada evento e deixando passar. Inicie por alguns minutos e vá ampliando a experiência.

2- Mindfulness em momentos cotidianos

Uma abordagem informal da atenção plena também pode ajudá-lo a permanecer no presente e a participar plenamente da sua vida. Você pode escolher qualquer tarefa ou momento para praticar a atenção informal, esteja você comendo, tomando banho, escovando os dentes, andando ou brincando com uma criança ou seu pet.

Com a prática, esse senso de consciência se tornará mais natural.

Quando você perceber que sua mente se desviou do que você está fazendo, gentilmente traga sua atenção de volta para as sensações do momento.

Envolva seus sentidos completamente. Observe cada visão, toque e som para que você aproveite cada sensação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *